quinta-feira, 18 de outubro de 2012

8 ANO A E B - CINEMA

CINEMA

Foi inventado no fim do século XIX, na França, pelos irmãos Lumière que aperfeiçoaram a técnica de projetar várias imagens fixas, chamadas fotogramas, independentes e projetadas em alta velocidade, que criam no espectador a ilusão de movimento contínuo. No Brasil, a primeira sessão pública de cinema foi realizada no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1896. Desde a primeira aparição do cinema na França, ou no Brasil, ele evoluiu muito. No início, os filmes eram mudos, em preto e branco, era comum haver uma música de fundo tocada por um pianista ao vivo. Em 1927, surge o primeiro filme falado e, em 1932, o primeiro filme colorido. O cinema evoluiu rapidamente e hoje temos surperproduções que utilizam efeitos especiais incríveis, conseguidos a partir do computador.

OFÍCIOS DO CINEMA: Quando assistimos a um filme, só vemos o trabalho dos atores e das atrizes. Mas para sua realização, é necessário o trabalho de muitas pessoas:

* O roteirista escreve o texto da história e os diálogos dos personagens
* O diretor coordena o trabalho de todas as pessoas envolvidas na realização do filme
* O diretor de fotografia é um especialista que decide que tipo de iluminação tem de ser usada, que tipo de lente, de filme, etc.
* Os compositores e os músicos são os responsáveis pela trilha sonora do filme. Não tocam enquanto se filma, mas gravam suas músicas e depois o diretor decide onde colocá-las.
* O técnico de efeitos especiais é a pessoa que se encarrega de realizar efeitos sonoros e visuais que são acrescentados às cenas filmadas, muitos efeitos especiais são feitos no computador
* O técnico de som se encarrega de gravar o som direto do que acontece na filmagem: o que dizem os personagens, o ruídos das risadas, etc.
*O operador de câmera maneja a câmera que filma as imagens
* Os montadores ou editores são encarregados de ordenar e juntar as cenas que o diretor escolheu e que foram filmadas separadamente. Também ordenam e sincronizam a trilha sonora.
* O produtor é encarregado de conseguir o dinheiro e organizar tudo o que é necessário para poder fazer o filme.

Um comentário: